Políticas de Privacidade Cotrasa

DECLARAÇÃO DE PRIVACIDADE

Respeito, honestidade e ética são alguns dos valores que referenciam as relações da COTRASA com as pessoas, seja você nossocliente, condutor dos veículos Scania, colaborador da nossa empresa, parceiro de negócios, fornecedor, ou visitante de nosso website, de nossos eventos ou instalações.

Coletamos os seus dados pessoais quando são necessários para:

• Entregar os nossos produtos e prestar os nossos serviços;
• Apoiá-lo e prestar-lhe assistência quando utiliza os nossos produtos ou serviços;
• Acompanhar e cumprir as obrigações contratuais, tanto as nossas como as suas;
• Cumprir obrigações legais ou regulatórias;
• Fornecer informações sobre os nossos produtos, serviços e eventos;
• Melhorar a qualidade e desenvolver ainda mais os nossos produtos e serviços, bem como a nossa organização.

Nos esforçamos para manusear e proteger os seus dados pessoais com o mesmo respeito e integridade que aplicamos a nós próprios. Às vezes, recorremos a parceiros de negócios confiáveis que nos ajudam a entregar os nossos produtos e a prestar os nossos serviços. Nestes casos, precisamos compartilhar os seus dados com esses parceiros, exigindo que eles tratam os seus dados pessoais com o mesmo respeito e integridade que nós.

Nesta Declaração de Privacidade, gostaríamos de informar quais os dados pessoais que podemos tratar, as finalidades para quais tratamos e como garantimos que os seus direitos e a sua privacidade sejam respeitados. Se tiver alguma pergunta ou dúvida, não hesite em nos contatar através do e-mail ariane.machado@cotrasa.com.br (Encarregada de Proteção de Dados) ou fale com o seu contato na COTRASA.

PERGUNTAS FREQUENTES

A COTRASA COMPARTILHA MEUS DADOS COM TERCEIROS?

A COTRASA não pratica a comercialização de seus dados com terceiros.

Para fornecer os melhores produtos e prestar os melhores serviços, utilizamos uma rede global de parceiros confiáveis. Isto significa que podemos, de tempos em tempos, compartilhar os seus dados (em todo ou em parte) com o Grupo Scania, e, sempre na medida do necessário, com parceiros comerciais confiáveis que nos auxiliam.

Nestes casos, quando precisamos compartilhar os seus dados com os nossos parceiros de negócios, exigimos que eles tratem os seus dados com o mesmo respeito e integridade que nós.
Ainda, se exigido por lei, podemos compartilhar os seus dados com as autoridades ou órgãos públicos.

ONDE A COTRASA TRATA OS MEUS DADOS?

Ao longo dos anos a COTRASA tornou-se uma empresa de sucesso e reconhecimento na representação como concessão da marca Scania. Para fornecer os melhores produtos e prestar os melhores serviços, a COTRASA utiliza-se da organização global da Marca Scania e uma rede local de parceiros confiáveis. Ao fazer isto, cumprimos sempre com as regulamentações existentes e garantimos que os seus dados são manuseados de forma segura.

Neste contexto, "tratamento" significa qualquer operação ou conjunto de operações envolvendo dados pessoais, como; coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação, comunicação, transferência, difusão e extração.

COMO A COTRASA PROTEGE OS MEUS DADOS?

Estamos comprometidos em proteger sempre os seus dados, tomaremos todas as medidas de segurança legais, técnicas e organizacionais para proteger adequadamente os dados pessoais que tratamos contra acessos não autorizados, situações acidentais ou ilícitas de destruição, perda, alteração, comunicação ou qualquer forma de tratamento inadequado ou ilícito.

As nossas medidas de segurança são continuamente melhoradas de acordo com o desenvolvimento dos produtos e serviços de segurança disponíveis.

DURANTE QUANTO TEMPO A COTRASA GUARDA OS MEUS DADOS?

Armazenamos os seus dados apenas pelo tempo necessário para:
• Cumprir as nossas obrigações contratuais perante você;
• Atingir as finalidades para as quais os dados foram coletados;
• Cumprir com obrigações legais.

QUAIS SÃO OS MEUS DIREITOS?

Direito de confirmação da existência de tratamento;

Direito de acesso;

Direito à correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados;

Direito de anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com o disposto na Lei.

Quando os dados forem tratados pela COTRASA mediante o consentimento do titular, este poderá solicitar a eliminação de tais dados.

Tem o direito de obter os dados que forneceu a COTRASA para os utilizar em outro lugar. Este direito se aplicará conforme a regulamentação da Autoridade Nacional de Proteção de Dados e observados os segredos comerciais e industriais da COTRASA.

Você tem o direito de saber sobre o uso compartilhado de seus dados. Ou seja, de saber com quais entidades, sejam públicas ou privadas, a COTRASA compartilhou os seus dados.

Você tem o direito de retirar o seu consentimento. Os tratamentos realizados anteriormente, sob o consentimento fornecido, são considerados válidos enquanto não houver a solicitação de eliminação de tais dados pessoais.v

Você também tem o direito de, nos tratamentos em que forem solicitados o seu consentimento prévio, ser informado sobre as consequências negativas caso o consentimento não seja fornecido por você.

Se acreditar que os seus dados estão sendo tratados em desconformidade com a legislação atual, informe-nos o mais rápido possível. Também tem o direito de apresentar uma reclamação perante a Autoridade Nacional de Proteção de Dados.

COMO POSSO ENTRAR EM CONTATO SE TIVER ALGUMA DÚVIDA?

Você será sempre bem-vindo ao entrar em contato com o nosso departamento de Proteção de Dados.
Contato: Ariane A Modesto Machado e Xavier (Encarregada de Proteção de Dados).
Telefone: (41) 3299-7295
E-mail: ariane.machado@cotrasa.com.br
Endereço: Alameda Bom Pastor, 3700- São José dos Pinhais/PR

DADOS QUE PROCESSAMOS

QUAIS SÃO OS DADOS PESSOAIS QUE TRATAMOS QUANDO VOCÊ É UM CLIENTE?

Quando você solicita um produto e/ou um serviço, tratamos suas informações para fechar um negócio, nos comunicarmos e entregar os produtos e/ou serviços solicitados.

Porquê processamos seus dados? Quais categorias de dados pessoais trabalhamos? Base legal
Para negociação de um contrato ou serviço. • Se pessoa física, dados de contato do cliente, como nome, telefone, e-mail, entre outros)
• Se pessoa jurídica, informações de um contato/representantes da empresa como nome, telefone, e-mail, entre outros.
Interesse legítimo
Para oferecer um serviço financeiro • Dados financeiros do cliente, dos sócios: quando pessoa física e/ou pessoa jurídica; são tratados dados como como informações bancárias, score de crédito, profissão, rendimentos e patrimônio.
• Se pessoa física, informações pessoais como nome, telefone, e-mail, estado civil, data de nascimento, endereço.
Execução de contrato
Para executar o objeto de um contrato • Se pessoa física, dados de contato do cliente, como nome, telefone, e-mail, entre outros)
• Se pessoa jurídica, informações de um contato/representantes da empresa como nome, telefone, e-mail, entre outros.
Execução de contrato
Para prestar Serviços de Assistência • Se pessoa física, dados de contato do cliente, como nome, telefone, e-mail, entre outros
• Se pessoa jurídica, informações de um contato/representantes da empresa como nome, telefone, e-mail, entre outros.
• Número de identificação do veículo
• Descrição da emergência
• Geolocalização
• Dados do veículo para diagnóstico remoto
Interesse legítimo
Para o informar sobre os produtos e serviços que acreditamos ser do seu interesse; e para acompanhar o nosso desempenho e ter ciência, através de pesquisas, do seu grau de satisfação em relação aos nossos produtos e serviços. • Se pessoa física, dados de contato do cliente, como nome, telefone, e-mail, entre outros)
• Se pessoa jurídica, informações de um contato/representantes da empresa como nome, telefone, e-mail, entre outros.
• Preferências do contato em relação aos produtos Scania
Interesse legítimo

MOTORISTA- QUAIS SÃO OS DADOS QUE TRATAMOS QUANDO VOCÊ É MOTORISTA?

Existem três principais formas através das quais a COTRASA interage com o motorista.

Se você dirige um veículo Scania

Coletamos vários tipos de dados operacionais do veículo, como o consumo de combustível, os padrões de condução, a geolocalização do veículo, os códigos de erro, etc. Todas estas informações se transformam em dados pessoais quando pudermos identificar quem está conduzindo o veículo. Tratamos estes dados para:
• Prestar os serviços solicitados pelo cliente;
• Mediante prévio pedido, fornecer serviços de entretenimento no veículo;
• Fazer diagnósticos remotos e planejamento de reparações e manutenções;
• Prestar assistência;
• Cumprir obrigações contratuais e obrigações legais;
• Melhorar a qualidade e desenvolver, ainda mais, os nossos produtos e serviços.
Os dados que coletamos são fornecidos pelo seu empregador, coletados pelo veículo ou criados nos nossos sistemas de TI que você utiliza.

Se você participa de uma competição de motoristas organizada pela Scania
Se você optar por participar de uma competição de motoristas organizada pela Scania, nós precisamos coletar alguns dos seus dados pessoais, como, por exemplo, o seu nome e as informações de contato, a fim de efetuarmos o seu registro e garantirmos a sua participação na competição. Estes dados são fornecidos diretamente por você.

Se você tem uma emergência na estrada e liga para o Scania Assistance
Se tiver uma emergência na estrada e optar por entrar em contato conosco para solicitar assistência de emergência, precisaremos tratar os seus dados pessoais para o identificar, compreender a sua situação de emergência, prestar a assistência devida e contatá-lo para transmitir as informações sobre o seu caso de assistência.

Definições das categorias de dados pessoais

Dados de identificação do motorista:
Nome, identificação do motorista (id button) e outros.

Dados operacionais do veículo:
Dados de performance do veículo, como, por exemplo, informação dos componentes dos veículos, consumo de combustível, uso dos freios, mudanças de marcha, uso da bateria, dados do motor e códigos de erro.

Comportamento do motorista e geolocalização do veículo:
Comportamento do motorista, como, por exemplo, estilo de condução, incluindo geolocalização e tempo de operação.v

Alertas e avisos:
Mudança de motorista, ignição, freadas bruscas, baixo nível de óleo, aquecimento do motor, condução sem cinto de segurança, entre outros.

Pontuação do Driver Support:
Pontuação em relação ao uso de freios, troca de marchas, antecipação e condução em trecho de serra.

Porquê processamos seus dados? Quais categorias de dados pessoais nós trabalhamos? Base Legal
Para fornecer os serviços conectados Scania, ou qualquer outro serviço solicitado pelo cliente, como, por exemplo, solicitações de reparo e manutenção, diagnósticos remotos, bem como para análises de reparos e manutenção, planejamento e estimação de tempo de visita/manutenção, para fornecer soluções eficientes e suporte a partir da análise de dados de colisões, acidentes ou incidentes envolvendo os veículos. • Dados operacionais do veículo
• Dados de identificação do veículo
• Alertas e avisos
• Tempo de condução, atividade de condução e infrações do motorista
• Dados de identificação do motorista
• Registros de utilização dos nossos sistemas de TI
Interesse legítimo
Para auxiliarmos nossos clientes, parceiros ou nós mesmos no que tange ao cumprimento de obrigações legais, se houver. • Dados de identificação do motorista
• Tempo de condução, atividade de condução e infrações do motorista
• Dados de contato (ex: do motorista ou do cliente)
Interesse legítimo
Para auxiliarmos nossos clientes, parceiros ou nós mesmos no que tange ao cumprimento de obrigações legais, se houver. • Dados de identificação do motorista
• Tempo de condução, atividade de condução e infrações do motorista
• Dados de contato (ex: do motorista ou do cliente)
Cumprimento de obrigação legal
Para detectar veículos furtados, roubados ou desaparecidos que são do cliente, da Scania ou de qualquer outra empresa do grupo Scania. • Dados de identificação do veículo
• Comportamento do motorista / geolocalização do veículo
Interesse legítimo
Para realizar campanhas de recall técnico ou de segurança e fornecer assistência emergencial na estrada e em caso de chamadas de emergência / e Calls de veículos. • Dados operacionais do veículo
• Dados de identificação do veículo
Interesse legítimo
Para desenvolver uma estrutura de vendas e pós-vendas eficientes, fazendo avaliações do estado do veículo (ex: em relação à venda e/ou compra de um veículo usado) e para fornecer cotações para uma solução personalizada de transporte. • Dados operacionais do veículo
• Dados de identificação do veículo
• Comportamento do motorista / geolocalização do veículo
• Alertas e avisos
Interesse legítimo
Para promover produtos e serviços ao Cliente ou ao seu pessoal, como treinamento de motoristas, soluções para veículos, equipamentos para os produtos, financiamentos, acessórios, seguros, acompanhamento de produtos, gerenciamento de frotas, assistência na estrada, esquemas de reparo e manutenção, produtos de garantia e quaisquer outros serviços que a Scania fornece. • Dados operacionais do veículo
• Dados de identificação do veículo
• Comportamento do motorista / geolocalização do veículo
• Alertas e avisos
Interesse legítimo
Proporcionar entretenimento no veículo a motoristas, passageiros ou outros titulares de dados. • Dados de identificação do motorista
• Dados de contato (ex: do motorista ou do cliente)
Interesse legítimo
Para realizar a avaliação de fornecimento de crédito • Dados operacionais do veículo
• Dados de identificação do veículo
Interesse legítimo
Gerenciamento de frotas, gestão da força de trabalho, reparos e manutenção de produtos, treinamento de motoristas, otimização operacional e planejamento de rotas, quando o perfil do pessoal operacional pode ser um elemento do tratamento de dados, desde que nenhuma análise seja feita sobre a identidade dos motoristas; Dados de rotas, ou para promover sugestões para otimização de infraestruturas e rota; • Dados operacionais do veículo
• Dados de identificação do veículo
• Comportamento do motorista / geolocalização do veículo
• Casos de assistência emergencial
• Informações de contato (tal como nome, e-mail, telefone e endereço)
Interesse legítimo
Para processar sua participação nas nossas competições de motoristas • Idade • Preferência de língua
• Informações de contato (tal como nome, e-mail, telefone e endereço)
• O nome da empresa para a qual trabalha
Interesse legítimo
Para o informar sobre os produtos e serviços que acreditamos ser do seu interesse; e para acompanhar o nosso desempenho e ter ciência, através de pesquisas, do seu grau de satisfação em relação aos nossos produtos e serviços. • Se pessoa física, dados de contato do cliente, como nome, telefone, e-mail, entre outros)
• Se pessoa jurídica, informações de um contato/representantes da empresa como nome, telefone, e-mail, entre outros.
• Preferências do contato em relação aos produtos Scania
Interesse legítimo

COLABORADOR - QUAIS SÃO OS DADOS PESSOAIS QUE TRATAMOS QUANDO VOCÊ É UM COLABORADOR?

Como colaborador na COTRASA, nós tratamos suas informações pessoais para:

• Administrar suas atividades;
• Cumprir com obrigações legais como empregador;
• Manter a segurança dos demais colaboradores e dos ativos da empresa;
• Contatar e informar nossos colaboradores;
• Orientar o seu desenvolvimento, planejar e avaliar o seu trabalho;

Porquê processamos os seus dados? Quais categorias de dados pessoais tratamos? Base Legal
Para o fornecimento de benefícios aos funcionários, tais como: transporte público ou fretado, plano de saúde, alimentação, farmácias, entre outros. • Informações de contato (como o nome, telefone, RG/CPF, e-mail, entre outros) • Dados do colaborador (idade, gênero, estado civil, filiação, entre outros)
• Endereço residencial
• Número de registro, ID interno
• Informações de contato dos dependentes (para os benefícios relacionados à saúde)
• Informações de saúde (tratamento médico, diagnóstico, receita) para os benefícios relacionados ao desconto em medicamentos
Interesse legítimo
Administração dos colaboradores (pagamentos, treinamentos, descontos em folha) • Informações de contato (como o nome, telefone, RG/CPF, e-mail, entre outros)
• Endereço residencial
• Dados do colaborador (nome, idade, certidão de nascimento, nacionalidade, naturalidade, estado civil, fotografias, CTPS, PIS/PASEP, cargo, histórico acadêmico, afastamentos, salário, entre outros)
• Informações de saúde para descontos em folha
• Informações sobre os dependentes (para desconto dos benefícios)
Execução de contrato
Cumprir obrigações legais • Informações de contato (como o nome, telefone, endereço residencial, RG/CPF, e-mail, entre outros)
• Dados do colaborador (nome, idade, certidão de nascimento, nacionalidade, naturalidade, estado civil, fotografias, CTPS, PIS/PASEP, cargo, afastamentos, salário, entre outros)
• Filiação Sindical
• Informações relacionadas ao estado de saúde para a realização dos exames admissionais, demissionais e ocupacionais
• Raça
• Gênero
Cumprimento de obrigação legal
Planejamento e acompanhamento das atividades laborais; desenvolvimento de carreira e treinamentos internos e externos para os colaboradores • Informações organizacionais do colaborador (nome, cargo, local de trabalho, centro de custo, liderança, entre outros) • RG/CPF, ou número de documento congênere (para treinamentos ou eventos externos)
• Avaliações de desempenho
• Histórico acadêmico
• Planos de desenvolvimento
• Dados de qualificação (Informações de treinamentos, participações em eventos e certificações)
Execução de contrato
Fornecer acesso a sistemas, equipamentos da COTRASA e serviços de rede • Informações organizacionais do colaborador (nome, cargo, local de trabalho, centro de custo, liderança, entre outros). • Número de Registro, ID interno. Execução de contrato
Segurança em caso de emergência • Informações de contato (como o nome, telefone, endereço residencial, RG/CPF, e-mail, entre outros)
• Dados de contato do parente mais próximo Proteção da vida e incolumidade física
Para garantir a segurança dos ativos da empresa
• Registro de acesso e utilização dos sistemas de TI e de acesso às dependências da COTRASA.
• Registro e monitoramento de utilização de sistemas, serviços de rede e equipamentos da COTRASA
• Dados do colaborador (nome, idade, certidão de nascimento, nacionalidade, naturalidade, estado civil, fotografias, CTPS, PIS/PASEP, cargo, entre outros)
Interesse legítimo
Para executar tarefas relacionadas ao trabalho externamente, em outros parceiros • Informações de contato (como o nome, telefone, número de RG/CPF, e-mail, entre outros) • Matrícula
• Fotografia
Execução de contrato
Promoção institucional interna de eventos e ações • Nome
• Fotografia
Interesse legítimo
Promoção institucional e/ou comercial externa • Fotografia Consentimento

FORNECEDOR - QUAIS SÃO OS DADOS PESSOAIS QUE TRATAMOS QUANDO VOCÊ É UM FORNECEDOR?

Se você é um colaborador ou representante de um fornecedor que fornece produtos ou presta serviços à COTRASA, tratamos alguns de seus Dados Pessoais como, por exemplo, suas informações de contato e identificação. Estas informações são utilizadas para avaliar ofertas, gerir um contrato ou fornecer acessos à sistemas. Os dados são fornecidos diretamente por você, por seu empregador, ou são automaticamente criados quando você utiliza as nossas aplicações.

Porque processamos os seus dados? Quais categorias de dados pessoais que utilizamos? Base Legal
Para negociação de um contrato ou serviço • Se pessoa física, dados de contato do cliente, como nome, telefone, e-mail, entre outros
• Se pessoa jurídica, informações de um contato da empresa como nome, telefone, e-mail, entre outros.
Interesse legítimo
Para avaliar a estabilidade financeira do fornecedor • Dados financeiros do fornecedor, dos sócios: quando pessoa física e/ou pessoa jurídica; são tratados dados como como
informações bancárias, score de crédito, profissão, rendimentos e patrimônio Interesse legítimo Para acompanhar e garantir o objeto de um contrato • Se pessoa física, dados de contato do cliente, como nome, telefone, e-mail, entre outros.
• Se Pessoa jurídica, informações de um contato da empresa como nome, telefone, e-mail, entre outro.
Execução de contrato
Para fornecer acesso aos nossos sistemas de TI, quando forem necessários para a execução de um contrato • Se pessoa física, dados de contato do cliente, como nome, telefone, e-mail, entre outros
• Se pessoa jurídica informações do empregado do prestador que acessará o sistema (nome, número de telefone comercial)
Execução de contrato
Para garantir a segurança dos ativos da empresa • Registro de acesso e utilização dos sistemas de TI, serviços de rede e de acesso às dependências da COTRASA. Interesse legítimo
Para avaliar a integridade e a responsabilidade social do fornecedor • Dados do fornecedor, dos sócios: quando pessoa física e/ou pessoa jurídica; são tratados dados como nome, RG/CPF, estrutura societária, profissão, domicílio, estado civil e filiação Interesse legítimo